Alentejo
História

A APORMOR, Associação de Produtores de bovinos, Ovinos e Caprinos da Região de Montemor-O-Novo, foi criada em 11 de Julho de 1990, nasceu da tomada de consciência, por parte dos produtores desta região, da necessidade de se organizarem para, em conjunto, defenderem os seus interesses face a um novo espaço económico, extremamente dinâmico e competitivo. A comercialização dos produtos pecuários é desde há muito, um dos graves problemas da nossa região, principalmente devido à complexidade e falta de transparência dos circuitos comerciais, ligada ao facto do produtor atuar normalmente isolado no mercado e ainda, à sazonalidade da produção responsável pela oscilação do preço ao longo do ano.

Atualmente, a APORMOR tem cerca de 200 associados e representa uma estrutura essencial na fileira dos bovinos em termos nacionais, uma vez que a Associação se tornou num polo importante de encontro de vendedores e compradores de gado vivo abrangendo uma vasta ára de produtores desde Elvas, Coruche, Castro Verde e Moura, como exemplo, muito para além da área alvo no início da sua atividade.

A construção do Parque de Leilões foi por isso um marco fundamental para o desenvolvimento da Apormor e do Concelho e para o alcance dos objetivos previstos nos programas sectoriais para a comercialização de gado vivo.

Transacionam-se anualmente no Parque de Leilões cerca 25.000 bovinos e 18.500 ovinos/caprinos. O Leilão de Bovinos é semanal, realizado à terça-feira, e o Leilão de Ovinos/Caprinos é mensal, na 3ª quinta-feira de cada mês, sendo o único realizado em Portugal.

Além desta atividade, todas as outras contribuíram e contribuem para um melhor envolvimento Institucional da região.

A APORMOR dispõe hoje de um conjunto muito diversificado de serviços/atividades, que procuramos permanentemente melhorar e aumentar. Com tudo isto, o que se pretende é que os agricultores, nossos associados se sintam satisfeitos, seguros e descansados pelos serviços que lhe são prestados. Digamos mesmo, que estes são a razão da nossa existência.

Existe uma permanente preocupação na equipa técnica, para que os serviços possam ser fornecidos com o maior rigor e qualidade, apostando por isso na formação contínua dos mesmos.

A APORMOR é hoje um ponto de referência a diversos níveis para todos aqueles que exercem a sua profissão na área agro-pecuária e até mesmo para os seus concorrentes de mercado. Outra preocupação desta Associação é apostar na evolução dinâmica da forma como os seus serviços chegam aos seus associados. Assim, nunca descorando o rigor orçamental que caracteriza esta Associação, engenharia financeira, esta, imposta pelas Direções ao longo destes 20 anos, fazemos com que toda a informação possa chegar de diversas formas, desde o simples envio pelo correio até à mais evoluída forma, ou seja, os e-mails, newsletters e o site.

Em Dezembro de 2019 a APORMOR alterou os seus Estatutos, por unanimidade dos sócios presentes em Assembleia Geral, passando a denominar-se "APORMOR – Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-O-Novo". Com esta alteração abriu as portas a todos os setores económicos ligados ao Mundo Rural e criou mais duas qualidades de sócio: "Extraordinários" e "Amigos da APORMOR".